Anitta: um case de marketing que vale a pena ser estudado

Lançada em 2012, a carioca de 24 anos administra a própria carreira, é dona de números e de uma reputação digna de uma popstar internacional.

É a única brasileira no Social 50 da Billboard americana, um ranking que mede a popularidade de artistas nas redes sociais. Ela aparece em 15º lugar, na frente de Shakira (16º), Taylor Swift (23º), Beyoncé (30º) e Lady Gaga (36º).

No Youtube, seus vídeos oficiais somados aos enviados pelos fãs registram 2,5 bilhões de views (o mesmo que Justin Timberlake). No Spotify, é a quarta mulher mais ouvida desde que o aplicativo foi lançado no Brasil – a primeira é Rihanna.

A migração do mercado fonográfico do físico para o digital

VENDAS DE CDS E DVDS CAEM 43,2% EM UM ANO, E MÚSICA DIGITAL JÁ REPRESENTA METADE DO MERCADO BRASILEIRO

Do Rio

A Pró-Música Brasil Produtores Fonográficos Associados divulgou recentemente um relatório que reitera uma tendência já conhecida: o streaming passou a ser o principal motor do crescimento do mercado musical global e nacional. Com crescimento de 60,4% em 2016 nos principais mercados (dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica – IFPI) – e de 52,4% aqui –, essa modalidade de consumo musical ganha força notável. Se somados os downloads, os meios digitais representaram 48,6% do faturamento da indústria no nosso país ano passado. Em segundo lugar, veio a execução pública (através do Ecad), que responde por 36,6% do mercado nacional e distribui centenas de milhões aos autores anualmente, colocando o Brasil em sexto lugar no ranking mundial da arrecadação com performances em shows, TV, rádios e outros meios.

As novas regras do Youtube

Uma verdadeira avalanche desmoronou sobre o mundo dos youtubers nesses últimos dias com a divulgação que a rede social fez das suas novas regras. Resumindo bastante a ópera e pra que vocês entendam de um jeito simples, agora quem faz vídeos com conteúdos sexuais sugestivos, violência...

Lance seu Single do jeito certo

A Agência Petra tem buscado nos últimos anos entender e atender melhor o mercado fonográfico lançando soluções que podem ser alternativas mais viáveis financeiramente. Dentre os serviços a que temos dado uma atenção especial vamos destacar o lançamento de single.

Pra que não manja do assunto, single é a música de trabalho ou de divulgação de um artista ou banda e que é considerada a mais comercial para ser veiculada em rádios e veículos da mídia. Comumente um single precisa ter entre 2:30 e 4 minutos de duração pra que seja viável comercialmente e também para melhor aceitação do público.

Cores e Tendências 2017, veja infográfico da Shutterstock

A Shutterstock – empresa que fornece banco de imagens e músicas – divulgou o seu relatório de tendências criativas de 2017. Os dados foram coletados de acordo com pesquisas e downloads de usuários de clientes presentes em todo o mundo. Entre as informações apresentadas pelo Relatório destacam-se o contraste entre o mundo real e o mundo digital, a natureza e a tecnologia e o contraste do passado e do futuro.

USA
Consultoria Online