BLOG

Facebook vai passar a filtrar conteúdo que considera “sem qualidade”

O Facebook continua alterando a nossa timeline. A partir de agora, há um controle em relação às páginas que curtimos e a rede social anunciou que vai passar a filtrar o conteúdo que considerar "sem qualidade" em nosso feed de notícias. O que isso significa de acordo com eles? Que posts com mais "credibilidade" e de "fontes seguras" terão mais espaço, enquanto as páginas de memes e de humor podem acabar ficando para trás. No anúncio, o Facebook afirma como irá fazer para selecionar os conteúdos de qualidade. A rede fez uma pesquisa com perguntas sobre diversos posts. Entre elas, estavam:
  • Você consideraria isso uma postagem relevante?
  • Você compartilharia e recomendaria esse post para seus amigos?
  • Esse é um post genuinamente interessante ou só está tentando aparecer no feed de noticias das pessoas (pedindo por likes e etc)?
  • Você consideraria um post desse como de baixa qualidade ou meme?
Com essas e outras perguntas, o Facebook criou um mecanismo para identificar o que seriam considerados por eles como um "post de alta qualidade", para fazer com que ele tenha mais relevância no seu feed de notícias. Ou seja, páginas de humor que costumam aparecer na timeline, principalmente as que pedem por "curtir" e ficam constantemente indicando outras páginas, poderão ser evitadas. Segundo o anúncio feito por Vanun Kacholia, a maioria das páginas não devem sofrer muitas alterações: as que vem tendo um bom engajamento com posts de boa qualidade devem se sobressair ainda mais. Aham! Sabe o que isso significa de verdade? Que os veículos já considerados "de credibilidade", leia-se a mídia mainstream, vai concentrar ainda mais poder. Enquanto os produtores de conteúdo menores vão ter que lutar pra se manter na timeline de seus leitores. Será que a gente precisa mesmo de Papai Zucking regulando a nossa timeline? Não temos competência pra fazer isso sozinhos? Se o conteúdo "de baixa qualidade" está aparecendo no feed do usuário, porque ele apenas não descurti a página que está postando aquele tipo de conteúdo ou dá um block naquele amigo sem noção? Mark, a internet se autoregula, não precisamos de uma instituição filtrando o que devemos ou não considerar de "alta qualidade". Diversidade cadê? Agora não posso mais gostar de conteúdo de humor idiota? Liberdade, pra onde foi? Essa é uma intervenção desnecessária de Mark Zuckerberg ou a iniciativa é valida?

FONTE: youpix

Por

Deixe uma resposta